Comer carboidratos à noite não leva necessariamente ao aumento de peso

Comer carboidrato à noite não é tão ruim - VitaVale

Quem já fez ou faz alguma dieta provavelmente já ouviu falar que não é uma boa ideia comer carboidratos à noite. A ideia é de que, como o corpo está se preparando para dormir nesse período, ingerir alimentos ricos nesses nutrientes levaria mais facilmente ao aumento de peso.

Mas parece que as coisas não são bem assim. Um teste – mais informal do que científico – do professor Adam Collins, da Universidade de Surrey (Inglaterra), apontou que comer carboidratos à noite ou pela manhã não parece fazer tanta diferença.

O teste do médico foi realizado através do programa Trust me, I’m a doctor, da rede de televisão britânica BBC.

Comer carboidratos à noite ou pela manhã?

A ideia foi descobrir como o corpo processa os carboidratos em diferentes momentos do dia. Voluntários foram recrutados para uma dieta controlada durante um período de 15 dias, em que eles consumiram porções fixas de legumes, pães e macarrão.

A cada cinco dias os voluntários invertiam os períodos em que consumiam carboidratos. Primeiro, passaram a consumi-los pela manhã; depois consumiram normalmente, alternando durante os períodos do dia; e nos últimos cinco dias passaram a comer carboidratos à noite.

Durante todo o tempo, os níveis de açúcar (glicose) no sangue dos voluntários foi monitorado. Essa glicose vem dos carboidratos simples que, logo depois de consumidos, se transformam em energia. Se essa energia em excesso não for gasta, o corpo lida com ela produzindo insulina que, depois, vai transformar a glicose em gordura. Daí o problema do consumo de muitos carboidratos simples, como pães e macarrão.

E os resultados?

Analisando o grupo que comeu carboidratos pela manhã, o médico verificou que o nível de açúcar no sangue ficou em 15,9, dentro do esperado. Já na hora de avaliar o nível daqueles que comeram mais pela noite é que veio a surpresa: o nível de açúcar ficou em 10,4.

Isso aparentemente quis dizer que não importa muito o período do dia em que carboidratos são ingeridos, mas a quantidade que é consumida durante o dia.

Para que os carboidratos sejam processados adequadamente, sem serem transformados em gordura, é importante que exista um tempo considerável entre o consumo.

Comer carboidratos à noite é uma péssima ideia se eles já foram consumidos em alta quantidade durante o dia. No entanto, se eles se concentrarem apenas num período do dia, então não há problema.

O ideal, então, é ter pequenos “jejuns” de consumo de carboidratos, para que o corpo possa ter tempo adequado de processá-los. Comer pães pela manhã, por exemplo, pede um jantar moderado. Já se o dia começa com frutas, a noite está liberada para massas.

Como falamos acima, o teste realizado com os voluntários foi de caráter informal. No entanto, o médico Collins pretende iniciar um estudo mais completo e complexo, que talvez possa acabar com a crença de que comer carboidratos à noite faz mal para o peso.

Gostou da novidade? Para mais dicas sobre nutrição e alimentação saudável, continue acompanhando o blog da VitaVale! Nosso maior papel é trazer saúde para sua vida, por aqui e através de nossos produtos!