Chapati: aprenda a fazer esta receita deliciosa e super leve

chapati

É comum que se pense que, para perder peso ou apenas ter uma vida mais saudável, é preciso abandonar várias coisas deliciosas que comemos geralmente no dia a dia.

Isso é parcialmente verdade. No entanto, comer bem não quer dizer deixar de comer coisas boas e deliciosas. Basta ter um pouco de paciência e vontade de testar receitas novas e saborosas, que certamente podem ser aderidas na dieta.

Por sabermos de tudo isso, a VitaVale trouxe uma receita super bacana para você hoje. Vamos aprender a fazer Chapati, um clássico componente da culinária indiana e árabe, que combina com praticamente tudo.

Receita de Chapati

Água, farinha, óleo e sal. Apenas isso é necessário para fazer o chapati. Quando pronto, o prato lembra muito o pão sírio, também chamado de pão sem fermento.

Para render cerca de 6 porções, você vai precisar de:

  • 1 xícara de farinha, de preferência integral;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1 colher de sopa de óleo;
  • 1/2 xícara de água.

Comece misturando a farinha e o sal. O ideal é que a farinha utilizada seja bem fina, de preferência até peneirada. As farinhas grossas atrapalham a receita e podem estragar o resultado final.

Adicione metade de quantidade da água e misture bem com os dedos, até o ponto de ficar uma farofa grossa. Adiciona a colher de óleo e mexa com os dedos novamente.

Por fim, vá adicionando a água aos poucos e mexendo na massa. O ideal é que ela seja sovada por cerca de 15 minutos, até o ponto de ficar homogênea, lisa e desgrudar do fundo. Quando a massa estiver bem macia, está pronta. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de pegá-la novamente.

Para preparar o chapati, basta pegar uma bolinha da massa e estica-la, formando uma massa bem fininha, do tamanho de uma mini pizza. O chapati pode ser preparado no forno ou numa frigideira, no fogo mesmo. Quando estiver pronto, a massa começará a estufar, soltar bolhas e ficará bem dourada.

Basicamente, é assim que se faz um chapati. O recheio pode incluir qualquer coisa desejada, entre molhos, queijos, vegetais, entre outras coisas.

Na Índia, o chapati é muitas vezes usado como um talher, ou seja, como uma forma de pegar uma porção de comida mais úmida. Seu sabor é bastante suave, por isso, pode ser combinado com várias coisas.

E aí, gostou da receita? Essa é apenas uma das formas de conseguir fazer uma refeição deliciosa e saudável. Para mais, continue acompanhando o blog da VitaVale. Estamos sempre trazendo coisas novas por aqui!