Café: mais estímulo para a sua rotina

O café, além de garantir mais energia e disposição para o dia a dia, é capaz de prevenir doenças e contribuir com o bom funcionamento do organismo.

 

Considerada a segunda bebida mais consumida no Brasil, conforme a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o café é uma bebida popular que funciona como um combustível diário na vida dos trabalhadores e estudantes. É normal recorrer ao café para se manter acordado, afastar o sono, a preguiça ou o cansaço do dia a dia. A cafeína pode trazer benefícios diversos para o organismo do ser humano, atuando como um combo de estímulo e energia.

Causando um aumento na concentração, quando ingerida, a cafeína é capaz de liberar dopamina, hormônio da felicidade e do bem-estar que age diretamente no sistema nervoso central, evitando as sensações de cansaço e sonolência. Mas os benefícios do café vão muito além de combater o sono, já que ele também contribuiu com a expectativa de vida do homem, diminui os riscos de problemas cardíacos e respiratórios e ajuda a evitar doenças neurodegenerativas, depressão e diabetes.

O café é uma fonte de antioxidantes que contribui com o aumento da longevidade. Há estudos, inclusive, que comprovam seus benefícios para o corpo do ser humano. Confira os benefícios de uma xícara de café para a sua saúde:

 

  1. Melhora o fígado

Estudos mostram que o café previne doenças hepáticas, como também pode auxiliar no tratamento dessas. Pessoas que tomam café possuem uma melhor resposta ao tratamento antiviral.

  1. Estimula o metabolismo

A cafeína é capaz de auxiliar na queima de gordura e acelerar o metabolismo, servindo ainda como um ótimo incentivo para aqueles que querem fazer atividades físicas. O café não promove diretamente o emagrecimento, mas quando associado a exercícios físicos pode ajudar a perder uns quilinhos, por conta do seu poder termogênico.

  1. Limpa o organismo

O café uma bebida diurética que estimula o processo natural de eliminar bactérias e vírus pela urina. Portanto, promove uma limpeza no organismo quando ingerido com frequência. A presença de ácidos clorogênicos no café é responsável pelo seu poder antioxidante, que pode inibir as inflamações e reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, além de doenças inflamatórias prolongadas.

  1. Possui nutrientes importantes

A bebida possui vitaminas de complexo B que auxiliam na manutenção do equilíbrio do sistema nervoso. O café é ainda capaz de liberar o fator de crescimento neurotrófico cerebral, que ativa células-tronco para se converterem em novos neurônios. A bebida é também rica em nutrientes como: manganês, fósforo, magnésio e ácidos orgânicos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagem: Freepik

Importante ressaltar que, como tudo que é em excesso causa problemas, com o café não seria diferente. Alguns problemas de saúde podem surgir com o consumo exagerado da bebida, como o aumento da frequência cardíaca, do nível de colesterol, surgimento de sintomas da insônia e dependência pela cafeína. Por isso, consumir mais que 6 xícaras de 50 ml de café por dia é considerado exagero.

O indicado é que o café seja consumido logo após o seu preparo, já que em 30 minutos ele começa a perder o sabor, aroma e nutrientes. Apesar de geralmente as pessoas ingerirem a bebida com açúcar ou adoçante, o ideal é que o café seja consumido puro.

Mas se você está precisamos de outros alimentos que deem mais animação para o seu dia a dia, confira nosso artigo aqui. Uma alimentação adequada pode te ajudar a ter mais disposição.

A VitaVale também tem alguns suplementos que podem ajudar você a acelerar o metabolismo e ter mais disposição para aqueles dias de trabalho difícil. A Multivitaminas & Minerais VITAVALE®  com uma fórmula balanceada proporciona recomposição das vitaminas e sais minerais do organismo e garante mais energia e disposição para o corpo humano. Já o Guarafocus é ideal para aumentar a capacidade de concentração e raciocínio ajudando a estimular o sistema nervoso central. Uma ótima opção para quem precisa ficar durante horas trabalhando ou estudando.