O café pode ser um grande aliado para garantir a longevidade

Café garantir a longevidade - VitaVale

O cafezinho de cada dia pode ser uma ferramenta bastante eficiente para quem precisa de um bom estímulo no dia a dia. Mas além de uma dose na energia, o café também pode ajudar a garantir a longevidade, segundo os cientistas.

Atualmente, dois estudos observacionais que acompanharam centenas de milhares de pessoas por mais uma década conseguiram relacionar o consumo de café com menores riscos de morte precoce, inclusive pelo menor risco de desenvolvimento de doenças sérias no sistema digestivo, circulatório, cardíaco, respiratório e outros.

Como o café pode ajudar a garantir a longevidade

Vale lembrar que os estudos não comprovam uma relação direta entre as duas coisas, ou seja, garantir a longevidade não é exatamente um benefício do café. No entanto, os pesquisadores perceberam que o consumo da bebida era constante em pessoas que apresentaram benefícios.

O primeiro estudo que podemos citar investigou mais de 500 mil pessoas no decorrer de 16,4 anos, abrangendo mais de 10 países da Europa. No grupo de pessoas que bebiam mais de três xícaras de café por dia (total de 25% de todos), os pesquisadores perceberam que os homens eram 12% menos propensos a morrer precocemente por complicações diversas. Entre as mulheres, o número chegou a 7%.

A maior parte desse índice se comprovou em menores riscos de doenças circulatórias e do sistema digestivo, já que os pesquisadores observaram menores riscos do desenvolvimento dessas complicações em quem consumia café constantemente.

Um outro estudo, menor mas ainda bastante importante, avaliou a vida de mais de 180 mil americanos durante 16 anos. Nele, pesquisadores constataram que pessoas que bebiam de duas a três xícaras de café ao dia possuíam em geral 18% menos chance de morrer precocemente, enquanto quem consumia até uma xícara possuía 12% menos chance.

Esse segundo estudo envolveu pessoas de diferentes etnias, classes sociais, descendências, já que se concentrou na população americana em diversos locais dos Estados Unidos. Foi particularmente importante para saber que os efeitos do café para garantir a longevidade, aparentemente, não tem a ver com hábitos regionais.

Várias possibilidades

Como falamos lá em cima, os dois estudos são observacionais. Eles consistiram em observar os hábitos dos participantes e isolar aqueles que consumiam café no dia a dia, observando como sua saúde se desenvolvia ao longo do tempo. É possível, por exemplo, que as pessoas que consumiram café e conseguiram garantir a longevidade possuíam organismos saudáveis ou hábitos de saúde difíceis de sondar.

No entanto, esses estudos já abrem portas para novas investigações: será que o café pode mesmo garantir a longevidade? Bem, se ele pode ou não, tomar uma xícara extra de cafezinho durante o dia é uma tarefa bem fácil, não é?

É claro que também existem várias formas de viver bem e saudável. Boa alimentação, rotina de exercícios e bem estar são algumas ferramentas. Inclusive, você pode contar com as vitaminas e minerais da VitaVale! Ótimos produtos para garantir a longevidade. Conheça!