Os benefícios dos ovos fazem dele um dos melhores entre os alimentos acessíveis

Benefícios dos ovos - VitaVale

Durante muito tempo, o ovo foi um alimento bastante, digamos assim, injustiçado. Sua quantidade de colesterol, relativamente alta para uma quantidade apenas, já afastou ele de muitas dietas. Mas ele é o melhor por perto do que longe, acredite.

Ele talvez seja um dos melhores entre os alimentos mais acessíveis. Bastante proteína com poucas calorias é aquilo de melhor que ele tem para oferecer, mas há outros benefícios dos ovos que merecem atenção.

O ovo inteiro ou só a clara?

O pensamento de que “a gema do ovo é que faz mal” é bastante comum, especialmente entre quem só aproveita o alimento por causa de suas proteínas. De fato, a clara de apenas um ovo consegue ter até 3,6g de proteína, com menos de 20 calorias, com quase 0 carboidratos e nada de gordura.

No entanto, quando a gema está presente, a quantidade de gordura quase dobra, chegando a 6g e aumento todos os benefícios dos ovos. O problema é que com isso também vem cerca de 5g de gordura e o tão temido colesterol, o que afasta muitas dietas do alimento.

Mas o “perigo” que possui esse colesterol depende da dieta de cada pessoa. Não há nada de errado com um por dia, por exemplo, já que a quantidade diária saudável de colesterol, de 300mg, não é ultrapassada em apenas uma quantidade – que possui cerca de 200mg.

Já para pessoas que buscam bastante proteína durante o dia em um alimento com pouco carboidratos e calorias, como fazem os atletas que querem ganho de massa muscular, por exemplo, não é uma boa ideia exagerar nas gemas. No entanto, ainda é uma boa ideia adicionar algumas claras a um ovo inteiro, para poder aproveitar ao menos uma gema.

Os totais benefícios dos ovos

Feliz ou infelizmente, é na gema que está boa parte dos benefícios dos ovos. Vitaminas A, D, E e do complexo B estão bem servidas nas partes amarelinhas do nosso alimento, com destaque para a B12 – o ovo é um dos poucos alimentos além das carnes que possui essa vitamina em boa quantidade.

Também encontramos nele boas quantidades de ferro, cálcio, potássio, magnésio e até ômega-3, um ácido graxo bastante importante para o organismo e para evitar doenças cardiovasculares.

Em relação ao colesterol, como falamos, não há tanto com o que se preocupar se não houver exagero. Consumindo um por dia e cuidando com a quantidade de colesterol dos outros alimentos é possível manter uma dieta mais saudável aproveitando apenas os benefícios dos ovos.

Já sabemos que uma alimentação saudável é sinônimo de uma vida com mais bem-estar e longevidade, e é isso tudo que queremos dar a você. Além de dicas super bacanas como essa, a VitaVale também se preocupa em oferecer produtos de qualidade para todos.

Nossas vitaminas e minerais você encontra em diversas lojas do Brasil e também no site da NutriDirect. Invista numa vida melhor com a gente!

 

Com informações de Mundo Boa Forma.