A acne é uma patologia que atinge diversos jovens em diferentes idades e apresenta etiologia multifatorial, podendo ser influenciada pela dieta, fatores endócrinos, genéticos e emocionais.
Quanto à alimentação, estudos relatam que o índice glicêmico e carga glicêmica são fatores que influenciam na patogênese da acne, sugerindo que a dieta de baixa carga glicêmica, ou seja, isenta de carboidratos refinados e açúcares, melhora níveis de insulina. Além disso, as deficiências de alguns nutrientes podem acarretar manifestações na pele. Portanto, acredita-se que a manutenção de uma pele saudável esteja ligada a uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes.
Dentre os nutrientes estudados, o zinco tem se destacado. Estudos demonstram que o zinco é eficaz na prevenção e no tratamento oral da acne inflamatória, pois está especialmente envolvido no aumento da imunidade da pele e na redução da inflamação e do estresse oxidativo. Outro estudo concluiu que pacientes com acne apresentaram uma concentração de zinco menor que os pacientes sem acne.
Conheça 6 benefícios do zinco no tratamento oral da acne:
- Efeito antimicrobiano, inibindo bactéria causadora da acne;
- Efeito anti-inflamatório das pústulas e comedões;
- Efeito controlador da secreção sebácea, reduzindo a oleosidade da pele;
- Efeito modulador da insulina, diminuindo os efeitos dos hormônios causadores de acne;
- Efeito cicatrizante das lesões;
- Efeito sobre a produção de queratina, colágeno e elastina, importantes para a sustentação e saúde da pele.
Inclua boas fontes de zinco na sua rotina alimentar como ostra, carne vermelha, ovos, semente de abóbora, amendoim, oleaginosas, grãos integrais e fígado de frango.
Se optar por usar um suplemento alimentar prefira o zinco quelado, pois a sua biodisponibilidade é maior e o corpo absorve corretamente o nutriente. Com apenas 1 comprimido ao dia do Zinc Chelated VitaVale, você garante a quantidade diária recomendada.
Fontes:
RG Nutri
Minha Vida