Barrinhas de cereais: o que você precisa saber

Na vida agitada em que vivemos, alternando entre trabalho, estudos e tarefas domésticas, não é tarefa fácil manter uma alimentação adequada que atenda a nossas necessidades energéticas. Uma opção tida como suporte fácil para aquele lanchinho rápido são as barrinhas de cereais.

Encontradas nos mais diversos sabores, é importante que você saiba escolher a opção ideal para sua dieta. Como tudo na vida, há benefícios e outras consequências não tão boas no consumo desse tipo de alimento. Então, vamos saber um pouco mais sobre a alternativa que pode ser uma aliada no seu processo de reeducação alimentar?

COMO CONSUMIR BARRINHAS DE CEREAIS ADEQUADAMENTE

O primeiro alerta importante é: barrinhas de cereais não devem substituir, de maneira alguma, uma refeição principal. Isso porque elas tendem a possuir um baixo valor calórico, além de não possuir uma série de nutrientes necessários ao regulamento do organismo. Por serem ricas fontes de fibras, um outro aspecto é que, se consumidas em excesso, pode haver ressecamento das fezes e, portanto, desencadeamento de problemas intestinais.

Apesar disso, não há problema algum em utilizá-las em pequenas refeições, como no lanche da manhã, da tarde ou na ceia. Elas são ideais para o intervalo das grandes refeições ou em horários que antecedem a prática de atividade física. Consumidas de maneira adequada, tratam-se de produtos energéticos que podem, quando consumidas conscientemente, auxiliar no funcionamento do intestino. Tudo é questão de moderação.

Barrinhas de cereais são ótimas para um lanchinho, mas não devem substituir uma refeição principal
Barrinhas de cereais são ótimas para um lanchinho, mas não devem substituir uma refeição principal

E não se engane pelas deliciosas opções que contenham chocolate e afins em sua composição. Elas são as menos saudáveis e, por serem produtos industrializados, podem conter muito açúcar e gorduras em sua composição, além de aditivos alimentares, que podem gerar alergias. Por isso, é muito importante que você fique atento à composição das barrinhas de cereais que for adquirir.

Na dúvida, opte por alternativas naturais que, consequentemente, são mais saudáveis. Cereais integrais como aveia e granola (que podem ser consumidos com iogurtes, por exemplo) ou por outros alimentos naturais, como as castanhas, podem ser ótimas pedidas.

Tendo essas dicas em mente, considere, também, aliar a sua dieta aos produtos oferecidos pela Vitavale. Certamente temos o que você precisa para uma vida mais saudável.