Atividades físicas para aumentar a longevidade

A ciência tem encontrado diversas evidências de que a prática de atividades físicas regulares é um dos principais pilares da vida longa e saudável. Com o envelhecimento da população brasileira, cada vez mais o bem-estar das pessoas da terceira idade está em pauta. Diante disso, separamos os exercícios que trazem mais benefícios para a saúde de quem já passou dos 60 anos. Confira:

Musculação

Não pense que a musculação é exclusiva dos jovens – muito pelo contrário! Os treinos são ainda mais benéficos para os idosos. Uma pesquisa científica realizada pela Universidade de Penn State, nos Estados Unidos, analisou, durante cinco anos, a rotina de exercícios de 30 mil idosos. Os cientistas descobriram que quem praticou exercícios de força pelo menos duas vezes por semana neste período cortou quase pela metade a probabilidade de morrer em decorrência de causas que mais afetam as pessoas desta faixa etária.

Caminhada

Uma vez que a caminhada é um atividade de baixa intensidade e apresenta u
m risco baixo de lesão, torna-se uma ótima opção para os idosos. Dentre os benefícios para a faixa etária, destacam-se a melhora na circulação e na atividade do coração, além da diminuição dos riscos de problemas cardíacos. O exercício ainda reduz gorduras localizadas, se tornando excelente para quem é sedentário e quer começar um programa de exercícios.

Bicicleta

Seja na bicicleta ergométrica em casa ou na academia, seja em uma bike nas ruas da cidade ou nos parques, a atividade é capaz de melhorar nosso corpo e nossa mente. As pedaladas geram benefícios a longo prazo, principalmente relacionados ao equilíbrio exigido. Com a prática regular, os riscos de doenças cardiovasculares e de aumento das taxas de gordura corporal diminuem.

Natação

A natação é uma das poucas atividades que podem ser realizadas em qualquer fase da vida. Para os idosos, a melhora da capacidade cardiorrespiratória e do condicionamento físico é ainda mais benéfica. Capaz de estimular todos os grupos musculares, a atividade favorece o fortalecimento da estrutura física como um todo. Além disso, o contato com a água ainda oferece proteção às articulações do corpo sem impacto, ao contrário da corrida, por exemplo.

 

Independente da sua escolha, lembre-se de que a atividade física deve ser associada a uma alimentação adequada e ao descanso de 24 a 72 horas. Desta forma, os exercícios trazem grandes benefícios para o corpo, garantindo estímulo para a atividade mental, deixando-nos mais alegres, comunicativos, combatendo a depressão e elevando a autoestima.