Por que você deve praticar atividades aquáticas

As atividades aquáticas são divertidas e cheias de benefícios para a saúde. Conheça alguns deles e o porquê você deve investir nesse tipo de prática.

 

Pode parecer mais diversão do que exercício físico, mas não se deixe enganar pelas atividades aquáticas. Elas são mais cheias de benefícios do que você pode imaginar. Seja a tradicional natação ou a moderna yoga aquática, cada uma possui uma função e diferentes benefícios. Atualmente existem várias opções para esse tipo de modalidade, conheça algumas e veja qual se aplica melhor ao seu estilo e cotidiano.

 

Benefícios das Atividades

Exercícios na água tendem a ser poderosos aeróbicos. Trabalham vários músculos ao mesmo tempo – tronco, quadris, braços, costas, etc. São excelentes para aqueles que tem problema de respiração, pois a água é um bom vasodilatador, o que significa que os vasos onde o sangue passa ficam maiores, possibilitando uma oxigenação melhor dos tecidos orgânicos. Além daqueles benefícios que muitos já sabem: ajuda a perder peso, é bom para as articulações e ajuda a relaxar.

 

Conheça algumas Atividades Aquáticas

Com certeza algumas dessas atividades vão chamar sua atenção, por exemplo: se já é divertido fazer yoga em terra firme, imagina como não deve ser fazer na água! Para sair da mesmice, trouxemos algumas atividades diferentes para você conhecer:

  • Aulas Holística: também conhecidas como Shiatsu na Água, é considerada uma forma passiva de terapia corporal, capaz de aliviar tensões, dores, estresse e ansiedade. A combinação perfeita entre exercício físico e mental, que começou sendo feito em superfícies, mas logo foi para águas termais. Um ponto importante é que para realizar a técnica é necessário uma água na temperatura entre 34ºC e 35ºC.
  • Hidroginástica: com a água na cintura, os exercícios dessa atividade podem ser com equipamentos ou não. Mas se enganam aqueles que acham que essa atividade é só para a terceira idade, pois não importa a faixa etária: os benefícios para o corpo de quem pratica são os mesmos.
  • Ciclismo Aquático: para aqueles que amam andar de bicicleta, agora a atividade ficou muito mais divertida! O ciclismo aquático simula a atividade de andar de bicicletas indoor, só que na água. Super recomendada para aqueles que buscam uma perda de calorias mais eficaz, pois trabalha com várias áreas do corpo.
  • Aqua Jump: é uma mini cama elástica, adaptada para piscina. A aula realizada dentro da água é pura diversão e benefícios, além de auxiliar no seu equilíbrio e força, a atividade vai melhorar sua articulação sanguínea e fortalecer principalmente a região inferior do corpo, glúteos, abdômen e pernas.
  • Aqua Zumba: se a zumba “tradicional” já é conhecida por ser uma atividade divertida que proporciona muita queima calórica, imagina fazer tudo isso na piscina, é uma festa! A modalidade aquática pode possuir mais dificuldades do que a zumba normal, já que é necessário levar em consideração a resistência da água.

 

Se você se interessou pelo assunto, aqui no blog também temos um post falando sobre o benefício da natação. E para saber mais sobre saúde, nutrição e bem estar fique ligado nos Canais Digitais da VitaVale!