Atitudes simples para ter uma boa noite de sono

Não há nada pior para o nosso organismo do que dormir mal, não é mesmo? No outro dia nos sentimos cansados, indispostos e irritados, já que o nosso corpo e mente não descansam o suficiente para permanecermos mais 24h acordados. E para evitar as noites mal dormidas, selecionamos algumas atitudes simples na rotina que influenciam na qualidade do sono. Acompanhe conosco!

Crie rotinas e rituais do sono

Para quem tem dificuldade em dormir, criar rituais de sono pode ser uma boa solução. Além de estipular um horário para dormir todas as noites, por exemplo, tente adotar pequenas práticas que direcionam a atenção para o ritual do sono e sinalizem que é última coisa a ser feita antes de deitar. Por exemplo: prepare um chá calmante para beber ou passe um creme no rosto. Essas atitudes simples ajudarão na hora descansar.

Evite praticar atividades físicas intensas

A prática constante de excercícios físicos deve fazer parte da rotina de todos nós, no entanto, praticá-los perto do horário de dormir pode ser prejudicial, principalmente para quem sofre de insônia. Por isso, opte por praticar atividades aeróbicas – que são intensas, até quatro horas antes de dormir. Já o alongamento e o ioga até ajudam a relaxar o corpo e prepará-lo para dormir.

Escolha bem os alimentos

As refeições pesadas no jantar, como massas ou carnes, devem ser consumidas até duas horas antes de dormir, já que demorar para fazer a digestão e incomodam o sono. Bebidas que contenham cafeína, como chás, refrigerantes e energéticos também não são recomendadas.

Desligue ou silencie os aparelhos eletrônicos

Dormir com a televisão ligada pode parecer “gostoso” em um primeiro momento, no entanto, a luz da tela é muito prejudicial para o sono. Manter o celular perto da cama também não é aconselhado já que ficamos tentados a responder mensagens que chegam ou ficar nas redes sociais enquanto o sono não vem.

Deixe o trabalho de lado

Podemos dizer que muitas noites de sono perdidas podem ser atribuídas à preocupação com o trabalho, não é mesmo? É comum que a gente deite na cama e fique pensando no relatório que deve ser entregue no outro dia ou em algo que nos esquecemos de fazer, por exemplo. No entanto, além destes pensamentos não ajudarem a resolver os problemas naquele momento, ainda nos fazem perder o sono e criam ansiedade. O melhor a ser feito é tentar abstrair tais pesamentos e deixar para resolver os problemas no dia seguinte, depois de uma boa noite de sono.
E então, gostou das nossas dicas? Continue nos acompanhando!

Fontes: Estilo UOL, Tua Saúde.