As frutas mais gostosas da primavera e seus benefícios para a saúde

A cada estação que chega propicia um melhor crescimento e desenvolvimento de certas frutas, verduras e vegetais. Em setembro entramos na primavera e com ela temos certas frutas que são tipicas dessa estação tão linda e gostosa.

 

Além de ser a estação das flores e das cores, a primavera também é a estação dos frutos, já que seu clima é favorável para muitas coisas boas crescerem. As frutas dessa estação são cheias de fibras e ricas em minerais. O abacaxi, o pêssego a banana e o maracujá são algumas dessas frutas maravilhosas e seus benefícios são inúmeros.

 

Imagem: Pinterest

 

ABACAXI

O abacaxi é uma das frutas mais consumidas no Brasil, e não é por menos, pois é uma fruta muito saudável e cheia de propriedades. É rico em água, ajudando a hidratar o corpo e também tem muitas fibras e sais minerais, substâncias essenciais para a manutenção da saúde.

Além disso o abacaxi é um ótimo aliado da digestão – pela presença de bromelina -, melhora a pele e o cabelo, ajuda no ganho de massa muscular, ajuda o sistema imunológico e tem grandes ações antioxidantes, prevenindo o envelhecimento.

Na hora de escolher a fruta, preste atenção em seu peso em relação ao tamanho. Os mais pesados tendem a ser mais saborosos. Outra dica importante é o cheiro: abacaxis exalando cheiros doces, tem grande chances de serem mais adocicados por dentro também.

 

Imagem: Pinterest

 

PÊSSEGO 

O pêssego é uma fruta com muita vitamina A, B e C, e tem altos níveis antioxidantes também. Sendo um ótimo diurético natural, o pêssego também ajuda muito na perda e no controle de peso, sem ter nenhuma consequência ruim para o seu organismo.

Por possuir uma grande quantidade de água em sua composição, ele deixa uma sensação de saciedade maior em quem as come, sendo mais uma vez um bom aliado das dietas. Mas uma novidade para os que descascam a fruta: a maior parte de suas fibras está concentrada na casca. Então é sempre melhor apenas lavar a casca ao invés de tirá-la por completo.

Para completar, o pêssego também tem uma ótima atuação na prevenção de doenças dos olhos como a degeneração macular ligada a idade ou a redução da catarata, de acordo com uma pesquisa realizada em Harvard. Ele também é bom para o sistema cardiovascular e ajuda no controle da diabetes.

 

Imagem: Pinterest

 

BANANA

A banana ´[e uma fruta muitas vezes renegada por muitas pessoas por ser considerada muito calórica. Porém é impossível ignorar todas as propriedades saudáveis que possui, além de ser uma delícia e proporcionar muitas receitas incríveis como bolos, tortas ou até farofas.

Ela é rica em potássio, minerais como magnésio, cálcio, ferro e ácido fólico, além de vitaminas do complexo B e C. E para melhorar ainda mais a reputação da banana, ela possui uma quantidade considerável de triptofano, substância que ajuda na produção de serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom-humor!

 

Imagem: Pinterest

 

MARACUJÁ

Finalmente, a fruta da calmaria e do relaxamento. O maracujá é com certeza a fruta mais conhecida por ter um efeito calmante em quem a consome e não e mito, não. Ela possui alcalóides e flavonóides, substâncias depressoras do sistema nervoso e que ajudam o corpo a se acalmar.

Porém seus benefícios vão além de sua função tranquilizante. Ele também é um ótimo preventor de câncer, ajuda o sistema imunológico, melhora a digestão, regula a pressão sanguínea e melhora a saúde dos ossos.

 

Imagem: Pinterest

 

Agora que você sabe os benefícios dessas frutas da primavera, é só aproveitá-las e curtir esse prenúncio de verão e de calor!