Os benefícios da Aromaterapia

Explicando de forma simples, Aromaterapia envolve estimular partes do seu cérebro a partir de aromas de óleos essenciais.

 

Muitas vezes nossa memória é ativada por um cheiro – aquele cheiro gostoso de bolo no forno, por exemplo, pode nos fazer lembrar das tardes na casa da avó, quando criança. Nosso olfato é capaz de estimular certas partes do nosso cérebro, causando sensação de bem-estar e liberando endorfina, a maravilhosa sensação de prazer! A partir disso é que surgiu a Aromaterapia, uma prática holística que trabalha o físico e o psicológico, através da utilização de óleos essenciais.

 

Como funciona?

A inalação do vapor dos óleos é a forma mais eficaz e completa para obter os efeitos e benefícios da Aromatização. Como geralmente os óleos são muito concentrados, deve-se evitar o contato direto com a pele. O mais recomendado é a utilização de um difusor de ambiente ou aromatizadores.

 

Benefícios

A técnica natural traz consigo muitos benefícios. Como cada óleo tem uma função em específico, o certo é focar no que você mais precisa e escolher o óleo que melhor se adapte a cada caso. Mas em termos gerais a Aromaterapia é capaz de aliviar a ansiedade, insônia e depressão. Ela também fortalece nosso corpo e causa sensação de bem estar.

 

Óleos para cada ocasião

Cada situação pede um óleo diferente, de acordo com o objetivo que você tem com a Aromaterapia. Por isso reunimos alguns óleos e no que eles podem te ajudar:

  • Para melhorar o sono – laranja, lavanda e manjerona;
  • Para se acalmar – camomila, jasmim e bergamota;
  • Para ter mais energia – cravo, canela e gengibre;
  • Para facilitar respiração – eucalipto, cipestre e hortelã.

 

Já pensou em inserir essa técnica natural no seu dia a dia? Você pode aplicar em casa, no trabalho, ou pode até levar vidrinhos com o óleo na bolsa. Cada dia estamos procurando atividades holísticas e alternativas para cuidar de nossa saúde, como yoga e meditação. Para mais conteúdo como esse, fique por dentro do blog VitaVale, que é sempre abastecido com conteúdo sobre saúde e qualidade de vida!

 

Fonte: Minha Vida e Personare.