Aprenda como fazer hambúrguer de grão-de-bico.

O grão-de-bico é uma leguminosa muito presente na Índia e no Mediterrâneo. Ele é rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B, B, além de ser pouco calórica, uma porção de 100g contém 164 calorias. Ele também é um ótimo aliado das dietas, em decorrência da lentidão do processo de digestão de proteínas, aumentando a sensação de saciedade do corpo, além de swr bom para os ossos e para o sistema cardiovascular.

 

Imagem: Google Imagens

 

Uma curiosidade interessante do grão-de-bico é que ele também é popularmente conhecido como grão da felicidade por conter grandes quantidades de triptofano- aminoácido que estimula a produção de serotonina (hormônio que produz a sensação de bem-estar).

 

Ele é extremamente versátil na cozinha, porém, a maioria das pessoas apenas o usam na hora de fazer uma salada. Mas o que poucos saber é que, além de delicioso e muito nutritivo, o grão-de-bico pode se transformar em vários pratos diferentes como o famoso prato árabe homus tahine ou um delicioso hambúguer.

 

Imagem: Pinterest

 

A receita é muito simples, porém ela leva um pouco mais de tempo do que fazer um hambúrguer comum de carne por causa do tempo de cozimento do grâo-de-bico, que para ser processado para virar uma pasta para o hambúrguer, ele precisa estar bem mole e macio. Para isso, uma dica é deixá-lo de molho na noite anterior em uma bacia com água, para que no dia seguinte o tempo de cozimento não seja muito grande e facilite ainda mais a receita.

 

Imagem: Pinterest

 

INGREDIENTES

  • 500g de grão-de-bico cozido
  • 1/2 xícara de farinha de aveia
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho
  • 1/2 xícara de salsa picada
  • Sal a gosto

 

MODO DE PREPARO

O primeiro a se fazer é cozinhar o grão-de-bico até que ele fique macio. Quando ele chegar no ponto certo, em um processador misture todos os ingredientes até que formem uma massa espessa e firme.

Quando a massa estiver pronta, é só moldar a massa em fomato redondo, como o de hambúrguer, ou usar uma forma especial para moldar hambúrguer.

Hambúrguer moldado, ele está pronto para ser frito em uma frigideira com um fio de óleo ou um pouco de manteiga. Ele pode ser servido sozinho, com arroz, em um sanduíche… Você pode usar toda sua criatividade para fazer o que quiser desse hambúrguer!