Aprenda a montar um prato equilibrado

Dividir o prato em setores e abusar nas cores é uma ótima maneira de deixar o prato saboroso e nutritivo.

 

A preocupação com uma vida mais saudável passa também pela alimentação, mas a correria do dia-a-dia e a falta de informação faz com que muitas pessoas deixem de dar importância ao que estão comendo e acabem caindo em erros que comprometem todo o seu esforço na busca por mais saúde e qualidade de vida.

Imagem: Reprodução / Internet

Mas o que significa exatamente ter uma alimentação saudável e como fazer para manter este hábito? Na verdade, alimentar-se melhor significa priorizar refeições ricas em vitaminas e sais minerais, que são extremamente importantes para a manutenção da saúde do nosso corpo. Por isso, é preciso saber equilibrar a oferta de nutrientes e suas fontes dentro do seu prato.

Um boa maneira de começar é fazendo uma divisão visual no seu prato. Metade dele deve conter vegetais. A salada deve ser temperada com pouco azeite. Os legumes podem ser cozidos, refogados ou assados. Na outra metade, distribua a proteína, que pode ser carne, peixe, frango ou ovo, sempre optando por grelhá-los, assá-los ou cozinhá-los. Evite as frituras.

Para completar, você precisa daquilo que é a principal fonte de energia para o seu corpo, o carboidrato. Neste quesito, as opções são inúmeras: batata, macarrão, arroz, mandioca, milho. Outros elementos como os grãos podem completar uma refeição simples e saudável que você pode encontrar em qualquer lugar, grão-de-bico, lentilha, feijão ou ervilhas são excelentes escolhas para finalizar o prato.

Ao final, atente para o visual do seu prato. Uma refeição mais colorida indica a presença de vários nutrientes.

Esta é a nossa dica do dia para que você possa melhorar a sua alimentação sem a desculpa de que não tem tempo para isso. Continue acompanhando o nosso Blog para ficar por dentro de mais dicas como estas além de outras informações importantes para a sua saúde e bem-estar.