Alimentos que não podem faltar durante a gestação

Durante a gestação é muito importante manter uma alimentação saudável, por isso alguns alimentos não podem ficar de fora da sua dieta. Confira aqui quais são!

 

Na gestação é muito importante investir em refeições ricas em nutrientes, afinal é essencial para que o bebê se desenvolva de forma saudável e sem complicações, e também evita que a mãe possa desenvolver algumas doenças como hipertensão ou diabete gestacional. Então, para te ajudar na tarefa de manter uma dieta rica em nutrientes e vitaminas – tanto para mãe quanto para o bebê -, reunimos alguns alimentos que não podem faltar no cardápio, confira!

  1. Ovos e Carne
Imagem: Unsplash

Fundamentais para produção de células, as proteínas não podem faltar na alimentação da gestante. O ideal é ingerir 60g de proteínas por dia durante a gravidez. O ovo traz ferro e mineral, o que é essencial para evitar que a mãe tenha anemia, enquanto a carne é rica em ômega-3 e as vitaminas do Complexo B, que auxiliam no desenvolvimento cerebral do feto. Alimentos como feijão, ervilhas e grão de bico também são ótimas fontes de proteína. Para as vegetarianas e veganas de plantão, o ideal é fazer reposição com suplementos, especialmente da vitamina B12.

 

  1. Legumes e Verduras
Imagem: Unsplash

Defina como base do cardápio da gestante os legumes e as verduras: eles são uma fonte rica de nutrientes para a formação do bebê e da saúde da mãe. Além de serem ricas em fibras, o que ajuda no funcionamento do intestino, os nutrientes que encontramos nas verduras e legumes são capazes de auxiliar em várias partes do desenvolvimento do feto, como formação de ossos e dentes, formação de glóbulos vermelhos, combate inchaço, evita câimbras. Cada alimento é rico em sua própria maneira, por isso é necessário apostar em combinações no prato. O ideal é que a gestante ingira diariamente 400mcg de ácido fólico, qual ela consegue encontrar em alimentos como couve, espinafre e brócolis.

  1. Carboidratos
Imagem: Unsplash

Pães, cereais, massas, batata, arroz… são ótimas fontes de carboidratos! Normalmente durante a gestação, a grávida gasta mais energia do que o normal, e é aí que os carboidratos entram, já que eles são capazes de fornecer energia extra, além de reduzir a sensação de indisposição. O recomendado é investir em alimentos integrais, pois não passam pelo processo de refino, deixando suas propriedades naturais intactas. O ideal do consumo de carboidratos para a gestante é de 60% das calorias diárias.

Outra maneira de complementar sua rotina para que a gestação transcorra de forma tranquila é com a nossa novidade: o novo Pré-Natal Ômega-3 VitaVale, um suplemento rico em ácidos graxos (DHA/EPA), que são essenciais para o desenvolvimento cerebral e cognitivo tanto na fase pré como na fase pós parto do bebê. O novo suplemento, que é sem lactose e sem glúten, também auxilia na manutenção do sistema nervoso. Conheça mais sobre esse lançamento clicando aqui.