A importância da hidratação para o organismo

Estamos acostumados a ouvir como é importante beber vários copos de água durante o dia. Porém, você sabe por que a hidratação é tão essencial para a nossa saúde?

Primeiramente, cerca de 60% do corpo humano é composto por água, por isso é fundamental para o bom funcionamento do organismo. A água ajuda a regular a temperatura do corpo, na filtragem dos rins, na eliminação de toxinas da alimentação, além de hidratar a pele, o cabelo e o intestino.

Ao contrário do que muitas vezes lemos por aí, não existe um quantidade correta de água a consumir por dia. Uma pessoa que come mais frutas e verduras, por exemplo, necessita tomar menos água do que alguém quem ingere muito sal. Problemas de saúde como doenças cardíacas ou renais também podem influenciar a necessidade de consumo de líquidos. De qualquer forma, a recomendação geral é tomar uma média de 35 ml de água por quilo no dia. Ou seja, quem tem 60 kg deve beber 2,1 litros, enquanto alguém de 80 kg deveria tomar 2,8 litros.

E o consumo de água não deveria estar condicionado à época do ano, embora – é claro – nós sintamos mais sede no verão. A prática de atividades físicas, sim, é um momento que deve ser sempre acompanhado da hidratação constante, já que perdemos muito líquido quando nos exercitamos. Por mais que você não tenha sede quando malha, corre, pedala ou praticamos algum esporte, é essencial beber água para evitar a desidratação.

Última dica: fuja de refrigerantes e outras bebidas açucaradas, como sucos industrializados. Além de não cumprirem corretamente o papel da hidratação, ainda prejudicam a nossa saúde justamente por conta do alto índice de açúcar, o que deve ser evitado a todo custo.