5 motivos para consumir Chia no dia a dia

Conheça os benefícios da semente de chia e perceba a melhora na qualidade de vida

Imagens sementes de Chia

      Todos nós, em algum momento, ouvimos falar da Chia e de como ela faz bem para nossa saúde, se fizer parte da alimentação do dia a dia. Então vamos conhecer um pouco mais sobre essa semente.

     Chia é uma semente de uma planta chamada Salvia Hispânica, nativa da Guatemala. Seu valor nutritivo é altíssimo, possuindo ômega-3, vitaminas, fibras, minerais, proteínas e ainda é repleta de antioxidantes. Confira então 5 motivos para consumi-la diariamente:

 

      1. Afasta as doenças cardiovasculares

Ômega-3 é a substância que ajuda a diminuir o colesterol, reduz a formação de coágulos sanguíneos e arritmias, fortalece o sistema neurológico e evita a depressão. Uma porção da semente de chia (uma colher de sopa) possui 400% da nossa necessidade diária de ômega-3.

 

      2. Ajuda no crescimento dos músculos

A mesma porção da semente possui 8,6% da necessidade diária de proteína do ser humano. A Chia auxilia na manutenção de massa muscular e fornece mais energia para as células nervosas, ou seja, é perfeita para quem pratica atividades físicas regulares e quer ganhar mais músculos.

     

     3. Retarda o processo de envelhecimento dos olhos e da pele

A Chia possui cerca de 20% das nossas necessidades diárias de vitamina A. Essa vitamina pertence ao grupo de vitaminas lipossolúveis e ajuda na proteção da córnea de baixa produtividade e evita cegueira, ao tempo que também ajuda a manter a integridade e funções da pele e mucosas.

 

     4. Melhora a imunidade

     Não só a imunidade, mas também o paladar, olfato e visão, como foi dito no tópico anterior. Sem contar que também ajuda na produção de colágeno, devido ao zinco presente nas sementes de Chia.

 

     5. Cálcio para os intolerantes a lactose

25g de Chia possui 21% da necessidade diária de cálcio, o que é um alívio para quem tem intolerância à lactose. A semente de Chia é fonte segura de cálcio e ajuda a combater a osteoporose.

 

Não é à toa que a semente de Chia tem estado presente nos hábitos alimentares de muitas pessoas, mas é importante ressaltar que, por não existirem estudos muito aprofundados sobre o seu teor alergênico, recomenda-se consultar um médico sempre antes de incluir um item novo na sua dieta.

 

Para estar sempre atualizado sobre dicas de bem estar, alimentação e vida saudável, continue acompanhando nosso blog.