Cereais como grãos e sementes podem não ter o “status” de frutas e legumes, mas também são ótimos aliados para uma alimentação balanceada e equilibrada. Muitos integrantes deste grupo contêm fibras, antioxidantes, fitonutrientes, vitaminas e minerais. Juntos no alimento integral, interagem de maneira positiva, ajudando a proteger a saúde e auxiliando no emagrecimento.
Confira abaixo 4 excelentes opções para incluir na sua dieta e os benefícios que podem trazer ao organismo:
Quinoa
Originária da região dos Andes, a quinoa é considerada um pseudo cereal, por conta das características de plantio e crescimento diferentes. Mesmo assim, o alimento é rico em proteína, carboidratos, vitaminas e minerais. Fonte de vitamina E, D e do complexo B, ainda possui fibra, que favorece o equilíbrio intestinal e reduz a absorção de gordura. Outra vantagem da quinoa é não ter o glúten em sua composição.
Linhaça
Queridinha das dietas, a linhaça é considerada um alimento funcional. Traz inúmeros benefícios ao coração, intestino e previne até mesmo alguns tipos de câncer. Para quem busca emagrecer, o alimento é uma ótima opção, uma vez que suas fibras atuam na liberação da glicose no sangue e, consequentemente, reduzem o acúmulo de gordura no corpo.
Chia
A chia também é unanimidade entre nutricionistas. A semente conta com ácidos graxos poli-insaturados essenciais, fibras, proteínas e outros nutrientes, além de ter fama – justificada – de favorecer o emagrecimento. A chia é rica em ômega 3, que combate inflamações do organismo e ainda possui reduzir o colesterol ruim.
Centeio
Campeão em fibras, o centeio pode ser misturado a outros cereais e ajuda a fornecer proteínas ao corpo, que dão mais energia e ajudam na sensação de saciedade. Segundo nutricionistas, o consumo ideal diário deste grão é de duas colheres de sopa. Cada 100 gramas do alimento, a serem consumidos ao longo dos dias, possui apenas cerca de 330 calorias.